Translate

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Nova Pâtisserie Douce France da Paulista é rodeada de arte

Douce-France (3).png
.:: Nova Pâtisserie Douce France da Paulista é rodeada de arte ::.


Ilustração 1O Chef Fabrice com sua mulher, Florinda Le Nud, no dia da abertura – Foto: Divulgação

Desde o final do mês de março, a Pâtisserie Douce France está com uma nova unidade nas dependências do Centro Cultural FIESP, na Avenida Paulista. O endereço é um dos mais conhecidos cartões postais da cidade. E o espaço foi projetado por um dos maiores nomes da arquitetura modernista, Paulo Mendes da Rocha.

Em 2008, em homenagem à antropóloga e ex-primeira dama Ruth Cardoso, a instituição alterou seu nome para Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso.  O espaço, com mais de 5 mil m², é composto pela Galeria de Arte do SESI-SP, o Teatro do SESI-SP e o Espaço Mezanino, ou seja, um ambiente que exala cultura e oferece uma programação eclética e democrática, já que todas as atrações são gratuitas. São espetáculos musicais, teatrais, exposições, shows, cinema e dança, entre outros.

Mesmo com toda a movimentação, a construção moderna de concreto também pode se tornar um oásis de silêncio e um ponto de encontro ou até de estudo, com conexão Wi-Fi, banheiros adaptados, fraldário e pontos para carregamento de aparelhos eletrônico. E direito a mesas com vista para um jardim projetado por Roberto Burle Marx. Exatamente onde fica a loja da Pâtisserie Douce France.  

Ilustração 2 A pâtisserie ao lado de um dos jardins – Foto: Divulgação

“Fiquei muito honrado ao receber o convite de Paulo Skaf (presidente da FIESP) para abrir uma unidade da Pâtisserie Douce France neste endereço tão icônico”, conta o Chef Pâtissier Fabrice Le Nud. Ele explica que Skaf era cliente da loja dos Jardins, portanto, já conhecia os salgados e doces que de lá também saem para as outras unidades.

Le Nud está encantado com o espaço, e vê uma relação entre seu trabalho e o que está exposto ao redor: “Para mim, a pâtisserie é uma expressão artística. Criar um novo doce, desenhá-lo, decorá-lo, enfim, também é criar uma obra de arte”.

Ilustração 3 Uma visão geral do espaço, antes da chegada da pâtisserie - Foto: Everton Amaro


E quem visitar as unidades da pâtisserie pode conferir algumas criações originais de Le Nud, como:
-Chérie: biscuit madeleine pistache, cremoso de limão, mousse de morango, glaçagem vermelha, decorado com pérolas de chocolate branco.
-Floréal: biscoito de amêndoas com sabor de rosas, mousse de chocolate branco, cassis e glaçagem marmorizado.
-Desiré: bicuit feito com farinha de macadâmia, ganache de chocolate e mel, uma camada de feuilletine e mousse de chocolate meio amargo com cobertura de chantilly de chocolate;

Para quem quiser se atualizar no Centro Cultural FIESP-Ruth Cardoso antes de tomar um café e experimentar as deliciosas obras do Chef Fabrice Le Nud na Pâtisserie Douce France, a programação atual é:

Na Galeria de FotosHenri Cartier-Bresson, primeiras fotografias - com 58 trabalhos do início da carreira do mais influente fotógrafo do século XX. Até 25 de junho, diariamente, das 10h às 20h.

Espaço de ExposiçõesLaMínima 20 anos - exibe a trajetória da trupe criada por Domingos Montagner e Fernando Sampaio traz fotos, objetos e figurinos. Até 9 de julho e 2017, diariamente, das 10h às 20h (com entrada permitida até 19h40).

Mezanino: Refluxo - texto inédito de Angela Ribeiro desenvolvido durante a 7ª turma do Núcleo de Dramaturgia do Sesi– British Council (vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação). Em cartaz até 2 de julho.

Galeria de Arte: Construções Sensíveis – a experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals, exposição montada a partir da coleção Ella Fontanals-Cisneros, apresenta um recorte da abstração na América Latina, expondo mais de 120 obras, de 63 artistas de sete países. Até 18 de junho.

Teatro: Pagliacci - a graça e a melancolia do palhaço retratados sob o olhar e a experiência da Cia. LaMínima de Circo e Teatro. Quinta a sábado, 20h e domingo, 19h. Até 2 de julho.

*** Temos fotos em alta

Sobre a Pâtisserie Douce France

Na primavera de 2001, nascia a Patisserie Douce France nos Jardins, em um sobrado, na tão charmosa Alameda Jaú, São Paulo. Era o primeiro passo em direção ao sucesso, de público e de crítica. Com um ambiente agradável, que remete às melhores casas de chá da França, e seus produtos artesanais, o êxito foi tão grande que, em 2003, o chef confeiteiro Fabrice Le Nud, responsável pela Patisserie, abriu uma segunda unidade, no Morumbi Shopping (fechada em 2017). E, em 2006, ampliou sua sede.
Em 2011 foi a vez da região central da cidade ganhar uma unidade, no mesmo espaço da Aliança Francesa, na Rua General Jardim. E neste ano, 2016, foi a vez da Avenida Faria Lima, no alto de Pinheiros, também ganhar uma nova loja, também no espaço da Aliança Francesa. Agora, em 2017, foi aberta a unidade no Centro Cultural da FIESP, na Avenida Paulista. Todo esse crescimento, no entanto, não fez com que a pâtisserie perdesse sua atmosfera parisiense, nem a artesanalidade na confecção dos produtos.

 Com os olhos sempre voltados para o futuro, primando pela excelência na qualidade de seus produtos e na prestação de seus serviços, a Patisserie Douce France, vem se destacando na área gastronômica. Já foi consagrada duas vezes a melhor doceria pela revista Veja São Paulo, além de ser premiada pelas revistas Época SP e Go Where Gastronomia, e pelo Guia da Folha como uma das melhores confeitarias da cidade de São Paulo. Fabrice Le Nud já foi eleito, por seis vezes consecutivas, o melhor Chef Pâtissier do ano de São Paulo, pela revista Gula. Ingressando na categoria Melhor dos Melhores.

  
LOJAS
- Jardins: Alameda Jaú, 554 – Tels.: 11 - 3262.3542 / 2589.2609
- Centro: Rua General Jardim, 182 (prédio da Aliança Francesa) – Tel.: 11- 3017.5699 Ramal 5607
- Alto de Pinheiros: Avenida Faria Lima, 2421(prédio da Aliança Francesa – Tel.: 11-3017.5699 - Ramal 5624
- Paulista – Avenida Paulista, 1313 – Centro Cultural FIESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!!
Agradecemos a sua visita.
Chef GugaRossi